2021-03-06
O que ergonomia tem a ver com ansiedade?
Existe um campo de ação da ergonomia que é o Cognitivo, que aborda processos mentais. Um dos maiores benefícios da ergonomia cognitiva é a diminuição do estresse e cansaço mental, melhorando com isso a qualidade de vida. Com ela é possível amenizar problemas emocionais e psicológicos que desencadeiam ansiedade, alterações de humor e depressão.
A palavra ansiedade denota angústia e perturbação. É um estado psicológico de medo e apreensão, bem conhecido em nossa sociedade atual.
Vivemos em um momento de grandes incertezas, em meio a um cenário caótico e escassez de recursos em vários setores.
No trabalho, o excesso de tarefas e a falta de reconhecimento são os principais causadores, dentre outros fatores que também acarretam preocupação, insegurança e autoestima baixa.
E o que podemos fazer?
Vou dar algumas sugestões de atividades que são efetivas nesse sentido e que você pode fazer sozinho, considerando o cenário atual:
1. Atividade física: os exercícios físicos aumentam a liberação dos hormônios serotonina e dopamina que trazem uma sensação de tranquilidade, bom humor e bem estar. Exercite-se com supervisão para evitar lesões.
2. Pets: um animal de estimação nos ocupa de um jeito leve. Estimula em nós instintos de cuidado e proteção, traz aconchego e rende boas histórias.
3. Hobbies: Leitura, fotografia, música, pintura, cerâmica, culinária, jardinagem... E qualquer outra atividade que lhe permita se concentrar sem uma preocupação. Aprender algo novo sempre traz bom ânimo.
4. Yoga: com exercícios de respiração, meditação e alongamentos, ajuda a controlar a ansiedade e liberar tensões. Há diversos aplicativos pra ajudar a treinar a respiração e acalmar a mente.
O que mais?
Exercitar gratidão, reunir-se com amigos, ajudar outras pessoas, trabalhar mental e espiritualmente para sentir-se bem. Ser alegre e animado é uma escolha de vida, afinal, problemas e dias ruins são comuns a todos nós.
Mas dependendo do lugar onde nos encontramos nesse processo, não conseguimos sozinhos virar essa chave, e aí entra a terapia. O terapeuta exerce um papel fundamental na nossa caminhada rumo ao autoconhecimento, que nos ajudará a afastar estresse, mau humor e irritabilidade, e a cultivar uma atitude positiva.
Lembre-se: Ergonomia é para a vida! Até a próxima ;)
*esse conteúdo está também disponível em vídeo no canal do YouTube e no perfil do Instagram. Links abaixo.