2021-04-10
A organização do nosso posto de trabalho começa pelo zoneamento das diferentes áreas que temos na nossa mesa e definição do lugar que nossos objetos irão ocupar.
Por que esse zoneamento é importante?
Ter tudo o que precisamos organizado e ao alcance sem dúvida facilita o trabalho. Mas não é só isso: dependendo de como nos organizamos podemos contribuir para proteger a saúde da nossa coluna e membros superiores.
A estrutura dos nossos ombros é muito pouco robusta. Além de frágil, é uma articulação que possui grande mobilidade, sendo este um fator que propicia lesões agudas e desgaste crônico. Movimentos que requerem uso de força ou repetição com extensão ou elevação do braço, especialmente quando seguramos algo mais pesado, podem causar desconforto e dores ao longo da jornada e contribuir para o desenvolvimento de quadros mais sérios.
Uma organização direcionada para atender à sua rotina pode reduzir ou eliminar essa possibilidade.
Vamos à distribuição dos objetos:
A nossa área de trabalho propriamente dita é a região do tampo da mesa que coincide com a área onde nós encaixamos as nossas pernas. Se trabalhamos com computador, é nessa região que devem ficar centralizados o monitor e teclado, e à frente destes, a sua cadeira. Deve conter também os demais periféricos e objetos de uso constante.
A área de armazenamento é aquela região do tampo em que abaixo dele há elementos fixos ou gaveteiros, e por isso não conseguimos alcançar com as pernas. Nesse local podemos ter elementos e objetos que são fixos, tais como: escaninhos, manuais, blocos, porta-canetas, telefone, água.
Organizando dessa forma temos na região de alcance ótimo o que utilizamos constantemente, e na região de alcance bom os itens de uso mais eventual.
A área de alcance ótimo é aquela que as nossas mãos acessam sem que os nossos braços e ombros saiam da posição neutra. A área de alcance bom é aquela que as nossas mãos acessam com uma pequena extensão do braço, mas sem tirar o tronco da posição neutra.
O que mais podemos fazer?
Além de otimizar a distribuição dos nossos objetos, devemos observar se na nossa rotina temos que utilizar força com frequência.
Dois exemplos:
1. Gavetas difíceis de abrir. Ao abrir uma gaveta devemos nos afastar em vez de inclinar o tronco para o lado, a fim de proteger a nossa coluna. Devemos também manter as corrediças leves, utilizando um lubrificante próprio sempre que necessário.
2. Documentos, fichários e outros objetos pesados. Para a proteção dos ombros e da coluna, toda carga deve ser trazida para perto do corpo antes de ser movimentada. Se estiver fora do nosso alcance, devemos levantar-nos em vez de tentar nos esticar, certo?
Se tiver desconforto frequente ou dores persistentes, procure um médico!
Lembre-se: Egonomia é para a vida! Até a próxima ;)
*esse conteúdo está também disponível em vídeo no canal do YouTube. Link abaixo.