2021-02-15
Devemos procurar conhecer as regulagens da nossa cadeira, se ela tiver. Você pode ter uma cadeira com muitas regulagens, poucas ou nenhuma. Mesmo as cadeiras com poucas regulagens terão pelo menos a possibilidade de regular altura.
Já as cadeiras sem regulagem (as de jantar, por exemplo) necessitarão de elementos adicionais para permitir esse ajuste. Normalmente sugiro o uso de almofadas, que são um recurso fácil de se ter em casa.
Quero lembrar que quando fazemos adaptações nem sempre chegaremos a um resultado ótimo, mas com isso podemos melhorar em muito a qualidade do nosso local de trabalho e o nosso nível de conforto.
A regulagem do posto de trabalho se inicia pela altura do assento da cadeira, e esta será relativa à altura do plano de trabalho e ao comprimento do tronco e dos braços do usuário. Por isso dizemos que a adequação de um posto de trabalho é exclusiva: ela leva em conta as particularidades da pessoa que irá utilizá-la, que são os aspectos antropométricos da Ergonomia no campo de ação físico.
Uma cadeira bem regulada ou adaptada previne muitos problemas:
1. A cadeira muito alta acarretará compressão na região posterior das coxas, dificultando o retorno sanguíneo, e resultará em inchaço e desconforto nas pernas, podendo contribuir para o desenvolvimento de varizes, se houver tendência (se esse é o seu caso, veja o artigo apoio para pés).
2. A cadeira muito baixa fará o indivíduo trabalhar com os ombros comprimidos, acumulando tensões, além de provocar um esforço estático exagerado para permanecer na posição, resultando em fadiga nos músculos das costas.
- Mas como vou saber qual a altura correta?
Tenha em mente que primeiro a cadeira deve ser ajustada a você. Depois você ajusta os demais elementos.
Lembre-se: Ergonomia é para a vida! Até a próxima ;)
*esse conteúdo está também disponível em vídeo no canal do YouTube e no perfil do Instagram. Link abaixo.