Equipamentos e materiais de trabalho sobre mesa branca
Equipamentos e materiais de trabalho sobre mesa de madeira
Equipamentos e materiais de trabalho sobre mesa preta
Mesa*

2021-02-20

 

Uma mesa de trabalho padrão é a parte do mobiliário que não possui regulagem. Ainda assim, existem parâmetros que, quando seguidos, contemplam a maioria dos usuários. Esses parâmetros são preconizados pela NBR 13966/2008, que determina suas características principais, tais como largura, profundidade, altura e acabamentos.
   
Por que o tamanho da mesa é importante?
Segundo a Norma citada, as dimensões mínimas de um tampo reto são de de 60cm (profundidade) x 80cm (largura), e irão permitir que você consiga acomodar seu material, equipamentos e seus braços no plano de trabalho. 
Você pode ter uma mesa com menor profundidade, mas provavelmente irá faltar apoio para os seus braços se estiver utilizando um computador. 
Uma mesa mais estreita lhe trará dificuldade para acomodar seus periféricos, e se houver outros materiais (livros, anotações), ainda mais.

 

Por que devo considerar a altura da mesa?
A altura da mesa deve estar entre 72cm e 75cm. 
Uma mesa mais alta do que o padrão vai exigir uma cadeira proporcionalmente mais alta para ficar compatível, o que pode ser dificil de encontrar, já que há também parâmetros para a fabricação de cadeiras. Por outro lado, uma mesa mais alta será adequada se o usuário tem estatura acima da média.
Já uma mesa mais baixa não lhe dará espaço suficiente para acomodar e movimentar seus membros inferiores. Sob esse aspecto, evite tabém móveis com prateleiras, equipamentos e outros elementos embaixo do tampo. 
Se estamos prezando pelo bem estar, qualidade de vida e prevenção de lesões no desenvolvimento das atividades, temos que garantir o máximo conforto. Se possível, na hora da compra experimente, sente-se à mesa como se fosse trabalhar nela.

 

E os acabamentos?
Com relação aos acabamentos, a Norma dá duas recomendações: 


1. As bordas da mesa devem ser arredondadas (boleadas), com raio mínimo de 2,5mm. O plano de trabalho não deve ter cantos vivos, a fim de evitar que a pressão dos braços sobre a borda cause bloqueio da circulação ou machuque a pele, podendo causar hematomas ou mesmo cortes.

Se a borda da sua mesa ou bancada machuca seus braços, você pode usar elementos como mousepads ou uma tira de EVA sobre a borda da mesa para atenuar seu desconforto.
2. O material de revestimento deve ser preferencialmente claro e opaco a fim de evitar reflexos e ofuscamentos oriundos da iluminação ambiente.

Essa recomendação garante maior conforto visual e é amplamente empregada em ambientes corporativos e fabris, mas quando se trata do ambiente doméstico a vontade do cliente prevalece.


Se em casa você tem móveis escuros, certifique-se que a iluminação do ambiente seja suficiente, não conte apenas com a iluminação proveniente da tela do computador. Se seu móvel é brilhoso, evite ter pontos de luz que apontem diretamente para o seu plano de trabalho. 


Agora que você já sabe como uma mesa pode influenciar a sua qualidade de vida e o seu nível de conforto nas suas atividades, veja se há algum ajuste a fazer e mãos à obra!
 

Lembre-se: Ergonomia é para a vida! Até a próxima ;)

*esse conteúdo está também disponível em vídeo no canal do YouTube e no perfil do Instagram. Links abaixo.