mulher concentrada, realizando pesquisa
homem atento, lendo jornal
pessoas sentadas trabalhando lado a lado em escritório
Pausas*

2021-04-03

 

Muitas pessoas pensam que a forma mais eficiente de executar uma tarefa é do início ao fim, sem parar. Este hábito traz riscos para a saúde e pode agregar problemas para o próprio indivíduo e para aqueles com quem se relaciona.

 

As pausas têm fundamental importância no trabalho e na vida.
Quando fazemos pausas descansamos os nossos olhos, os nossos músculos, a nossa mente, afinamos o  nosso instrumento, afiamos os nossos utensílios para viver melhor e desempenhar as nossas atividades com maior assertividade.

 

Como fazer pausas?

 

Fazer uma pausa é parar por um momento de fazer o que está fazendo. Não precisa necessariamente ser uma pausa estática ou um cochilo. Pode ser uma troca de aividade. Trago alguns exemplos práticos de como fazer isso:

 

Ao ler um livro ou usar o computador, com o foco dos olhos perto, você pode desviar a atenção e olhar pela janela, lançando o foco da sua visão para mais longe. Isso vai relaxar os seus olhos, prevenindo a fadiga ocular.

 

Se você trabalha muito tempo sentado, mexer os membros, espreguiçar-se, trocar de posição ou levantar-se para buscar uma água pode ser a pausa que os seus músculos precisam para ativar a circulação e com isso oxigenar melhor o seu corpo.

 

Ao desenvolver uma atividade de muita concentração ou uma pesquisa, ler uma notícia ou buscar outros assuntos do seu interesse irá proporcionar à sua mente o alívio do estresse e a recarga da energia necessária para retomar sua atividade com mais vigor.

 

Quais os seus benefícios?


-Menor nível de estresse e maior concentração:
Demandas em excesso e prazo curto para o seu atendimento são os principais causadores de ansiedade e estresse, e conduzem ao pensamento de que se não há tempo suficiente não podemos parar. Mas o corpo sente os efeitos dessa aceleração constante. É importante e necessário tirar o foco da atividade por alguns instantes, seja para atender necessidades fisiológicas, seja para recuperar o fôlego para trabalhar melhor.

 

-Menos contraturas e desconfortos:
Quando ficamos muito tempo na mesma posição podemos criar regiões de maior tensão, desenvolver nódulos musculares, sentir dores pelo corpo, formigamento devido à baixa irrigação e até enxaquecas. Ao fazer pequenas pausas você diminui a probabilidade destes eventos ocorrerem.

 

-Melhor resultado:
Ao realizar uma atividade por muito tempo corremos o risco de agir mecanicamente, o que prejudica o nosso senso crítico e pode induzir a erros. Ao fazer pausas permitimos que a mente descanse e volte sua atenção à tarefa com um melhor desempenho.

 

-Mais criatividade:
Com a mente cansada ou estressada fica muito difícil ter uma boa ideia. Em muitos setores a criatividade é indispensável ao desenvolvimento de um trabalho. Ela também torna as tarefas mais agradáveis e com isso promove o aumento da produtividade. 

 

Permita-se fazer pausas!
Lembre-se: Egonomia é para a vida! Até a próxima ;)

 

 

*esse conteúdo está também disponível em vídeo no canal do YouTube. Link abaixo.