Homem e mulher em frente a um computador, aprendizado.
Mulher usando computador, com estante ao fundo; concentração.
Homem sorrindo com a mão na gravata, satisfação.
Rodízio de Tarefas*

2021-04-17

 

O rodízio de tarefas, também conhecido como "job rotation", consiste no revezamento de tarefas com outros colaboradores e setores. O conceito é bem simples: as pessoas trocam de atividade depois de um determinado período de tempo.

 

Para ser bem sucedido é preciso que todos os profissionais saibam realizar diferentes tipos de atividades. Esse conceito é bastante popular em linhas de produção, que se caracterizam pela execução repetida de tarefas simples durante todo processo produtivo, tornando sua aplicação quase imediata. Nas atividades de maior complexidade é necessário que se promova um treinamento para esse rodízio.

 

Quais as vantagens do rodízio de tarefas?


- Evita movimentos repetitivos e com isso previne a incidência dos problemas de saúde causados por eles.


- Diminui a incidência de estresse pela alteração do ritmo de trabalho e redução da monotonia; como consequência, eleva o nível de satisfação com o trabalho.


- Promove alívio da carga mental pela troca da atividade, o que incrementa o aumento da concentração e a qualidade da tarefa entregue.


- Amplia o conhecimento, pois dá oportunidade aos empregados para aprender novas tecnologias e estratégias com as quais eles talvez não estivessem familiarizados.


- Para a empresa, proporciona a geração de colaboradores multiespecialistas com baixo custo direto e indireto, além de reduzir a incidência de problemas de saúde devido a lesões ou estresse.

 

Onde mais posso aplicar esse conceito?


Se estiver trabalhando em casa é possível utilizar o rodízio de tarefas como uma pausa (um curto período de tempo) a fim de obter benefícios na redução do estresse e da carga mental.

 

Na academia pode-se revezar os grupos musculares requeridos nos exercícios: em vez de fazer sequências seguidas que demandem braços, você pode alternar bíceps e panturrilha, costas e glúteos, por exemplo, evitando a incidência de fadiga muscular.


Se estiver carregando uma bolsa, você deve alternar, dando um "decanso" para o outro ombro e equilibrando os esforços de um lado e outro.

 

Lembre-se: Egonomia é para a vida! Até a próxima ;)

 

 

 

*esse conteúdo está também disponível em vídeo no canal do YouTube. Link abaixo.